top of page

Prestação de contas: propostas feitas na Carta Programa de 2015/2017

 

  • Manter a atuação local, nacional e internacional da ADUFSCar, em consonância com o exposto acima e em parceria com o PROIFES, com a continuidade da filiação da nossa entidade à Federação. Isso foi cumprido à risca – continuamos filiados ao PROIFES e temos tido importante atuação local, nacional e internacional, como atestado nos muitos ‘Comunicados’ divulgados.

  • Lutar pela reestruturação das carreiras docentes, com a definição de uma lógica para as nossas tabelas salariais que estimule o ingresso e a progressão da carreira, bem como mérito acadêmico. Isso foi feito. As carreiras foram reestruturadas, com o estabelecimento de uma lógica para as tabelas (que será alcançada em 3 etapas – ago/17, ago/18 e ago/19), em acordo assinado pelo PROIFES em 02 de dezembro de 2015, após negociação da qual a ADUFSCar, como filiada ao PROIFES, participou intensamente.

  • Lutar por patamares salariais que valorizem a profissão de professor universitário. O Acordo firmado pelo PROIFES foi o melhor dentre os assinados pelos demais categorias de servidores públicos, pois, além do reajuste linear que todos tiveram, obteve-se, a partir de projeto de reestruturação, um aumento médio de 9% (três parcelas de cerca de 3% cada) para os docentes de Universidades e Institutos Federais.

  • Lutar pela expansão da universidade, com qualidade, significando isto a garantia de condições de ensino e de trabalho adequadas para os docentes. Também foi feito. Claro que enquanto perdurar o presente Governo Federal e sua política essa luta esbarrará na determinação dos atuais dirigentes de não expandir a universidade pública, optando pela minimização dos recursos para as áreas sociais e pela implementação de programas de privatização – a ADUFScar tem se oposto firmemente a isso e procurado mobilizar os filiados para o engajamento nas ações que se fazem necessárias.

  • Lutar pelo fim da discriminação dos docentes de EBTT que hoje são obrigados a ‘bater ponto’, diferentemente de seus colegas do Magistério Superior. Essa luta teve sucesso e a proposta acima constou do Termo de Acordo assinado pelo PROIFES em 2 de dezembro de 2015. Em audiência com o atual Governo Federal, a Federação cobrou o cumprimento do Acordo, bem como tem feito gestões junto à direção da UFSCar nesse mesmo sentido.

  • Defender, intransigentemente, o ensino público, gratuito, laico e de qualidade. Isso é parte da atuação constante da Diretoria da ADUFSCar, inclusive participando, junto à Internacional da Educação, de GT que tem por norte o fortalecimento do ensino público e o combate à privatização da educação.

  • Ampliar o espaço físico em Araras e em Sorocaba. Isso foi feito (reformas e melhorias).

  • Negociar já com a reitoria um espaço físico para os docentes de Lagoa do Sino enquanto as diretrizes do plano diretor do campus de lá não sejam apresentadas, contratando desde logo um (a) secretário (a) e disponibilizando instalações básicas para o convívio dos docentes; construir a Sede da ADUFSCar no Campus de Lagoa do Sino, após a definição do local, como foi feito em Sorocaba; realizar mudança estatutária e no Registro Sindical da ADUFSCar para incluir os docentes de Lagoa do Sino. O espaço físico para a construção da Sede da ADUFSCar no Campus de Lagoa do Sino já foi negociado e aprovado institucionalmente e os recursos para tal foram propostos pela Diretoria da ADUFSCar e aprovados pelo Conselho Fiscal. Portanto, as obras serão iniciadas em breve. Foi realizada mudança estatutária: o campus de Lagoa do Sino foi incluído.

  • Continuar promovendo festas de confraternização dos docentes em todos os campi da UFSCar. Isso foi feito.

  • Ampliar as atividades culturais da entidade, em especial com a realização de eventos culturais e artísticos nos diversos campi. Isso foi feito em São Carlos e necessita ainda ser melhor implementado nos demais campi.

  • Disponibilizar o novo Auditório da ADUFSCar/São Carlos para atividades acadêmicas dos associados, de acordo com critérios a serem definidos pelos mesmos; e, também, organizar sessões periódicas de cinema no Auditório, bem como outras atividades artísticas. Foi implantado o Cineclube ADUFSCar, conforme noticiado, cumprindo também este item. Foram criados três tipos de sessão: o ‘Ciclo de Debates’, a ‘Sessão Infantil’ e a ‘Sessão Família’.

  • Promover a ‘integração eletrônica’ dos campi da UFSCar, de forma a viabilizar assembleias, palestras e outros eventos que possam ser realizados pelo mecanismo de vídeo conferência. A integração eletrônica foi feita; as últimas AGs já ocorreram no sistema integrado, por vídeo conferência. Os equipamentos necessários para a integração do campus de Lagoa do Sino foram comprados e sua instalação aguarda apenas a construção da nova sede.

bottom of page